Dados sem inteligência, são só dados. Então faça certo com os dados que tem.
Onde os profissionais de marketing digital diferem, muitas vezes de maneira significativa, é a maneira como eles usam os dados (já vimos até mesmo profissionais que sequer os usam). Na Remark, como Parceiros certificados do Google Analytics, análises avançadas de dados e Inteligência Artificial estão incorporadas em tudo o que fazemos.
Nós, que trabalhamos com propaganda e marketing, aprendemos a dominar o funil - uma jornada linear dos consumidores, desde o conhecimento da marca até a consideração e a aquisição. Com a mídia de massa, as principais alavancas para impulsionar o crescimento eram o alcance e a frequência. Usávamos dados demográficos para estimar a intenção dos usuários e basear a segmentação e as peças criativas.
Mas esse modelo não se aplica às jornadas do consumidor de hoje. Avaliamos a performance digital nos últimos seis meses de milhares de dados extraídos da sequência de cliques de usuários, a partir de informações fornecidas voluntariamente pelo Google. Vimos que nenhuma jornada é igual à outra, e que, na verdade, a maioria delas não se parece nada com um funil. Elas são como pirâmides, diamantes, ampulhetas, e muito mais.
A tecnologia digital e os aparelhos móveis empoderaram as pessoas. Todos esperamos uma resposta imediata na hora em que queremos saber algo, ir a algum lugar ou fazer uma compra. E todos esses momentos ricos em intenções estão criando jornadas tão únicas quanto cada um de nós. As intenções estão redefinindo o funil do marketing de várias maneiras.
A Web of Moments é o cenário sempre em mutação de trilhões de possíveis pontos de contato entre as marcas e seus clientes. Pense nisso como uma vasta planificação digital em que marcas experientes minam os dados para entregar a mensagem certa aos seus clientes no momento certo. Sem dados, o insight é impossível e você não consegue alcançar a entrada para a Web of Moments sem ser barrado.
Como se cria uma marca em que as pessoas podem confiar? Tudo começa prevendo as intenções e as necessidades por meio da jornada do consumidor.
Hoje as buscas por "aberto agora" ultrapassaram as buscas por "horário de funcionamento", assim como as buscas "perto de mim", "melhores", "review" e outras tantas palavras que acrescentam muitos detalhes e filtros às buscas.
Para dar um exemplo rápido - Nos últimos 24 meses (2 anos), a visualização de vídeos sobre avaliação de produtos ultrapassou 50.000 anos na frente da tela. E o que isso significa? Que as pessoas estão procurando por soluções imediatas, de fácil acesso e com mais informação relevante.