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Este artigo ajudará você a revisar suas técnicas de marketing do Instagram em uma sequência de processos para envolver seus fãs e aumentar sua relevância, leads e vendas.
O que há neste artigo?
A metodologia sugerida aqui é o que desenvolvemos com os clientes e até agora não tinha sido disponibilizada publicamente. Não é um guia estratégico detalhado [se é cliente, solicite a sua cópia] e tem como objetivo fornecer conselhos essenciais aos clientes e profissionais de marketing para fazer um plano acionável rápido que pode ser implementado de maneira simples e eficaz para obter resultados imediatos.
Por que isso é importante?
O Instagram é um serviço online de compartilhamento de fotos, compartilhamento de vídeo e redes sociais que permite que seus usuários editem seus arquivos de imagem e vídeo usando filtros digitais e os compartilhem em uma variedade de serviços de redes sociais, como Facebook e Instagram.
Se usado de maneira correta e consistente, o Instagram pode ser um recurso valioso para compartilhar visualmente as histórias de uma marca, ajudando-a a interagir e interagir com clientes em potencial.
Lançado em outubro de 2010, em dezembro do mesmo ano, o Instagram já havia adquirido 1 milhão de usuários. No final de 2016, contava com mais de 600 milhões de usuários com filtros e funcionalidades adicionais disponíveis para Instagrammers e hoje, novembro de 2019 é a rede com maior aderência entre os internautas.
Em comparação com outras redes sociais, o Instagram está no topo! A compilação mais recente de crescimento ativo de usuários da Pew Research mostra que é a rede social que mais cresce e já ultrapassou o Youtube!
Como faço para conquistar melhores resultados? Executar as práticas recomendadas, seguir os exemplos bem desenvolvidos e acompanhar os estudos de caso fazendo a correta adequação e reaplicação.
As seções a seguir neste guia fornecerão dicas de melhores práticas, exemplos da vida real e estudos de caso de marcas reconhecidas.
Como está estruturado esse desenvolvimento?
Ele está estruturado em torno das 3 técnicas, cada uma dividida em uma explicação e exemplos da técnica e, em seguida, várias etapas para você trabalhar.
Recomendação para quem é cliente Remark:
Se você é novo no gerenciamento de redes com pesquisa orgânica, recomendamos que você marque um pit-stop com um de nossos consultores. Solicite também o guia de referência detalhado.
Criamos um documento que o ajudará a transformar este planejamento em ação. Ele contém tarefas que o incentivam a pensar criticamente sobre sua marca, serviço/produto e público-alvo e deve servir como ponto de partida para aplicar o conhecimento que você aprenderá neste artigo em seus esforços diários de marketing.
Faça o download do roteiro aqui. Não se preocupe, este documento é gratuito pra você. 😉
Recurso recomendado: Calendário Instagram de 30 dias: Planilha de sugestões
Se você estiver assumindo o gerenciamento de um perfil existente do Instagram ou começando do zero para a sua marca, não pode garantir que irá colher os benefícios de uma presença de marketing no Instagram, sem antes entender o básico.
1. Nome de usuário. Verifique se o nome de usuário no perfil é reconhecível e fácil de encontrar, se é o mesmo que sua marca e se puder ser o mesmo que outros perfis sociais, será muito bom.
2. Nome comercial. Adicione o nome completo da empresa ao perfil (mesmo que o nome de usuário seja o mesmo). Isso permitirá que você inclua métodos adicionais de contato.
3. Logo. Use um logotipo de tamanho correto, claro e sem recorte. Dica: As imagens aparecerão em 110 × 110 pixels em um corte redondo, portanto, use uma foto quadrada com uma proporção de 1:1 com fôlego no formato que será exibido.
4. Bio. Você tem a opção de adicionar até 150 caracteres como uma biografia ao seu perfil. Recomendamos o uso total e inteligente.
5. Link. O Instagram não permite que você adicione links clicáveis a nenhum conteúdo individual; você só pode usar o hiperlink disponível na configuração da conta para direcionar o tráfego (Você terá a chance de usar links em postagens individuais apenas se forem anúncios pagos). Dica: você pode alterar isso de tempos em tempos para direcionar tráfego para conteúdo importante ou então usar uma ferramenta como shorby e link.tree para criar uma lista de links relevantes - Você deve fazer referência a algo acessível através de link, em imagens e vídeos individuais, ou seja, publicar "link na bio" após uma legenda, por exemplo.
6. Notificações. Verifique se você ativou suas notificações como mensagens "push", para que você fique ciente dos comentários e curtidas à medida que eles acontecem. Responder a eles em tempo hábil ajudará no envolvimento com seu público.
Dica rápida sobre ganhos: analise como seus concorrentes criaram seus perfis. Se o público é parecido há grandes chances de encontrar informações úteis para a criação do seu perfil.
Sempre recomendamos o uso de um calendário de conteúdo para qualquer marketing de mídia social. Normalmente, esse é um documento para ajudar você a selecionar o conteúdo a ser publicado em uma determinada rede - planejado por temas, datas, qual é o conteúdo e quem o publicará.
Verifique se as postagens do Instagram estão integradas às suas campanhas de marketing e aproveite as oportunidades do marketing de conteúdo.
Seu planejador não precisa ser muito complicado, mas exige a criação de ideias. Se você está em busca de inspiração, comece com as sugestões abaixo:
Dia | Ideia |
1 | Atualização da Empresa |
2 | Exibir um produto |
3 | Frase |
4 | Dica Rápida |
5 | História Inspiradora |
6 | Nos bastidores de seu negócio |
7 | Apresente um cliente |
8 | Estatística relevante |
9 | Promover uma oferta |
10 | Novidades do mercado |
11 | Algo popular como um meme |
12 | Apresente um estudo de caso |
13 | Mostre um outro negócio que está alinhado com o seu |
14 | TBT |
15 | Dê algo. De graça |
16 | Compartilhe um cupom de desconto |
17 | Faça uma pergunta |
18 | Brincadeira: Antes e depois |
19 | Repost um conteúdo de cliente |
20 | Compartilhe um recurso |
21 | Responda uma pergunta frequente |
22 | Promova suas outras redes sociais |
23 | Promova sua newsletter |
24 | Compartilhe um fato engraçado |
25 | Compartilhe um post do blog |
26 | Divulgue sua ferramenta favorita |
27 | Seu time em um evento |
28 | Relembre seus prêmios e conquistas |
29 | Agradeça seus fãs |
30 | Oferta Relâmpago |
31 | A história por trás da marca |
O Instagram agora veicula conteúdo com base na popularidade e não cronologicamente; portanto, alcance e engajamento são cada vez mais importantes.
Pode levar algum tempo até que a melhor hora de postar para o seu público seja encontrada. Você precisará saber quando seu público está mais ativo para saber quando pode ser o momento mais apropriado para promover o engajamento.
Se você estiver usando o Instagram para Negócios, use o Instagram Insights para descobrir quando seus seguidores estão mais ativos e testar postagens nesses horários. Clicando em ☰ e acessando a opção Informações você terá acesso às informações de sua própria conta.
Dica rápida para ganhar (1): publique fora do horário de trabalho usando uma ferramenta de agendamento, como o Buffer, mLabs, Hootsuite, grum.co, etc.
Dica para ganhar rapidamente (2): observe os fusos horários do seu público, faça testes e comparações.
Dica para ganhar rapidamente (3): relate e monitore o envolvimento nas postagens para avaliar os horários mais eficazes para postar.
O Instagram não se trata apenas de compartilhar "qualquer imagem antiga" ou videoclipe. Você precisa criar imagens estilizadas que atraiam a atenção, impedem que as pessoas "passem batido" e sejam consistentes com a sua marca.
1. Consistência. Pense no estilo e na paleta de cores da sua marca. Não compartilhe imagens que pareçam inconsistentes ou que não vendam os valores da sua marca.
2. Temas. Planeje suas postagens para incluir taticamente produtos, locais de trabalho, iconografia associada e a inspiração por trás da sua marca etc. Isso criará aspiração.
3. Use luz natural. Não compartilhe nada onde a luz é ruim. Sempre tire fotos em uma janela com luz natural.
4. Componha e agrupe suas sessões. Pense em molduras, cenários, adereços e lembre-se de diferentes luzes em diferentes momentos do dia / ano. Faça sua fotografia em sessões para garantir que você tenha um estoque de imagens prontamente disponíveis que seja consistente.
Dica para crescer mais rápido (4): se você não possui equipamentos caros prontamente disponíveis, use um smartphone de boa qualidade.
Dica para crescer mais rápido (5): não use a câmera no aplicativo Instagram - tire a foto e use o aplicativo para editá-la sem perda de resolução.
Dica para ganhar mais (6): em um dispositivo Apple, toque na tela do telefone, deslize para cima e você poderá imediatamente clarear uma imagem.
Preencha esta tabela para planejar sua direção criativa:
Fator | Resumo | Suas ideias |
Cores | Quais cores você planeja usar regularmente, por exemplo série de tons sazonais? Pretende utilizar feed harmônico? | |
Filtros | Qual é o seu filtro preferido? Você misturaria cores com monocromático? | |
Locais | Interior vs exterior: Qual o melhor para o seu produto? | |
Ofertas | Quais produtos / serviços serão melhor aproveitados no Instagram? | |
Complementação | Que outros itens ou marcas icônicas complementam sua marca? Como eles são apresentados no Insta? | |
Estúdio | Você tem um local adequado para fotos internas? | |
Equipamento | O que você tem ou o que precisa? | |
Experiência | Você tem um membro da equipe com experiência? |
Não se esqueça de adicionar legendas bem criadas às suas postagens!
As legendas são uma parte essencial das imagens e vídeos que você compartilha. Você não compartilharia uma postagem no Facebook sem texto ou dispararia um Tweet em branco; portanto, não compartilhe uma imagem sem contexto. Inclua informações sobre a areia da imagem, não apenas as coloque com hashtags.
Dica de vitória rápida (7): use a legenda para explicar por que você a compartilhou.
Lembre-se de que os links não funcionam no texto de uma postagem no Instagram; portanto, se você estiver tentando direcionar tráfego para uma parte específica do conteúdo, inclua "link na bio" para direcionar o tráfego, se relevante.
Se você estiver usando o Instagram para promover produtos, sempre inclua informações específicas sobre os produtos, como especificações, códigos de SKU, ofertas etc. A menos que seja inadequado para sua marca, por exemplo, moda sofisticada, adicione preços aos campos de descrição e, se relevante, a qualquer local em que o produto ou serviço esteja disponível. Você também pode usar o Instagram para cobrir aberturas de novas lojas, pop-ups ou eventos, adicionando um local às postagens
Dica rápida para ganhar (8): concentre-se em ser honesto, autêntico e aberto ao anotar suas imagens. Seja criativo e, sempre que possível, tente ser instigante, sem ser muito ambíguo.
A inclusão de hashtags na sua legenda permite que seus conteúdos sejam encontrados. De fato, postagens com pelo menos uma hashtag do Instagram têm em média 12,6% mais engajamento do que postagens sem nenhuma.
Eles ajudam a organizar e categorizar o conteúdo; portanto, sempre use tags relevantes na imagem para serem úteis, por exemplo. #bolocaseiro, e não apenas genérico, por exemplo #foto.
Pesquisando as hashtags que seu público já está usando, ajudará você a se conectar ao seu público. Verifique se eles são relevantes para seu produto, mercado ou campanha.
As hashtags que incluímos nas postagens da Remark Digital são relevantes para o conteúdo, mas também para o que nosso público está procurando.
Dica rápida para vitória (9): o Instagram permite incluir até 30 hashtags em uma postagem, mas a maioria das marcas usa de cinco a dez.
Dica de vitória rápida (10): teste usando 'hashtags sempre verdes', como #TBT, #selfie ou #fotododia.
Dica para vitória rápida (11): quando relevante, adicione um local ao seu conteúdo para facilitar a localização de pessoas, lugares e conteúdo marcado.
Todas as plataformas de mídia social podem gerar uma grande quantidade de conteúdo gerado pelo usuário (UGC), mas o Instagram pode ajudar a gerar um banco de conteúdo visual que mostra explicitamente seu produto ou serviço em uso. Ao solicitar histórias reais de como os usuários estão interagindo com sua marca, você pode criar conteúdo poderoso e influente para compartilhar novamente com seu público.
Existem algumas maneiras de fazer isso:
1. Promova a inclusão de uma hashtag de marca. Peça aos seus seguidores para fazer upload de suas imagens, incluindo uma hashtag especificada.
2. Ofereça algo em troca. Realize um concurso com a inclusão de hashtag como mecanismo de entrada e ofereça um prêmio em troca.
3. Influenciadores envolventes. Envolva os principais influenciadores a bordo e peça que eles compartilhem conteúdo relacionado à sua marca. Frequentemente patrocinado.
4. Repita o conteúdo existente. Realize pesquisas regulares sobre o nome da sua marca, palavras-chave da marca e frases relacionadas, para republicar qualquer conteúdo que já exista.
As companhias aéreas são bem conhecidas por suas estratégias de marketing de influência no Instagram para atingir um público grande, leal e engajado. A Alaska Airlines fez parceria com 8 influenciadores do Instagram, localizados em quatro mercados-chave, para viajar em rotas selecionadas, exclusivas de seu próprio estilo de viagem, postando fotos ao longo de suas viagens. Isso resultou em 59 fotos compartilhadas, gerando 3,7 milhões de impressões e 87 mil engajamentos. A conta do Instagram da @AlaskaAir cresceu mais de 33% e o microsite recebeu mais de 55.000 visitas com quase 20 mil inscrições por email.
No Instagram, agora você também pode compartilhar 'Instagram Stories'. Isso está contido com uma vida útil curta. As fotos e os vídeos que você compartilha nos Stories desaparecem do feed e do seu perfil após 24 horas.
As histórias do Instagram são uma importante ferramenta de engajamento para o público. De acordo com o blog do Instagram, 1 em cada 5 Stories do Instagram recebe uma mensagem direta de seus espectadores e cerca de 70% são assistidos com o som ligado.
Então use!
1. Conte uma história. Não compartilhe apenas uma seleção de conteúdo aleatório - vincule-o e use peças para contar uma história maior.
2. Seja real. O conteúdo pode ser mais "real" e com menos marca, pois não aparece na grade de fotos de um perfil. Torne-o mais divertido e envolvente do que "polido".
3. Adicione valor. Planeje o que você quer dizer para que seja interessante para o seu público. Não crie uma publicação apenas por isso.
4. Faça com que seja diferente de outros canais. Faça Stories genuínos para o Instagram. Não repita o conteúdo de outros canais sociais aqui.
5. Use idéias. As informações do Instagram para Negócios também estão disponíveis para o Stories.
Conte histórias de valor!
Dica de vitória rápida (12): use os filtros, adesivos e sobreposições de texto para adicionar interesse às suas imagens ou clipes de vídeo "não polidos".
Dica para ganhar rapidamente (13): mencione outros usuários nos Stories para alertá-los sobre suas publicações.
Pergunte a você mesmo as seguintes questões:
P. Qual a adequação dos Stories para a nossa marca?
P. Que tipo de conteúdo compartilharíamos através de Stories, por exemplo diversão, notícias, eventos, nos bastidores, etc?
P. Quais eventos estão em nosso plano para oferecer conteúdo exclusivo para nosso público-alvo, por exemplo, lançamentos, prêmios etc.?
P. Entendemos os diferentes tipos de conteúdo que podem ser compartilhados (ao vivo, Boomerang, vídeo, Rewind, viva-voz)?
P. Quem podemos mencionar?
P. Temos orçamento para patrocinar Stories para criar anúncios?
Nossas principais ferramentas para o marketing do Instagram:
Agendamento
Buffer: essa ferramenta permite que você faça fila nas postagens de mídia social, incluindo o Instagram, para serem espaçadas ao longo do dia - e nos melhores horários.
Hootsuite: Outra ferramenta de gerenciamento de mídia social para agendar e publicar postagens.
mLabs: Uma ferramenta completa para a gestão de suas redes sociais. Recomendamos demais.
Análise e Relatórios
Social Rank: fornece informações sobre a demografia de seguidores da sua conta do Instagram, gerenciando, identificando e organizando seus seguidores.
Instagram para Negócios: o Insight é oferecido pelo aplicativo Instagram quando ativado nas configurações.
DashGoo: Uma ferramenta para relatórios e bashboards. Não só pro Instagram, mas para outras fontes também.
Reportei: Como a DashGoo, é uma opção para a emissão de relatórios personalizados. A ferramenta cria os relatórios dinâmica e automaticamente.
Conteúdo
Repost: Uma ferramenta essencial para compartilhar conteúdo gerado pelo usuário com facilidade e com atribuição ao autor.
Boomerang: um aplicativo para criar rapidamente vídeos curtos.
Recursos recomendados
Blog do Instagram: http://blog.instagram.com
Blog de negócios do Instagram: http://business.instagram.com
Diretrizes do Instagram: Diretrizes de relações públicas do Instagram, Uso de ativos de marca e Termos de uso do Instagram
Suporte do Instagram: http://help.instagram.com
Imprensa do Instagram: http://instagram.com/press/ - confira este site para convencer os colegas a fazer mais no Instagram com as impressionantes figuras de nível superior no uso do Instagram.
Ferramentas do Instagram
Encurtador de URL: Bit.ly
Squrelovin
Quintly
Iconosquare
Collect.co
Klear
Canva
RelayThat
Hashtags principais: http://top-hashtags.com/Instagram/
Locowise - http://locowise.com/tools.php
Union Metrics - https://unionmetrics.com/free-tools/instagram-account-checkup/
Só consegue quem tenta. Então tente. Comece e praticando suas ações se tornarão cada vez mais precisas.
É isso aí, se achar que este artigo é legal para algum conhecido, envie para ele. Não custa nada. 😉