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CHECKLIST de Planejamento e Execução para Redes Sociais

Como começar sua presença em redes sociais.

Etapa 1 Revise seus recursos de marketing de mídia social e defina metas

Organize suas atividades de redes sociais

  1. Quais plataformas estão ativas / quais vamos utilizar
  2. Número de seguidores e qualidade (do cliente e dos concorrentes)
  3. Qualidade dos posts (equilibrar engajamento e objetivos comerciais), como ter um balanço “vender com entretenimento”
  4. Como vai funcionar o SAC. Tempo e qualidade de respostas, FAQ.
  5. Resultados devem ser separados (orgânico e pago, visitas e objetivos, geração de leads e vendas)
  6. Análise de sentimento, o que sua marca está transmitindo nas redes.

Rever hub de conteúdo incluindo site e landing pages

  1. Revisar path do visitante promovendo a navegação
  2. Blog ou notícias no site que melhorem o engajamento
  3. Blog e página de produtos estão otimizados para a conversão?
  4. Conteúdo está sendo distribuído nas redes sociais corretamente? (botões, metatags, tamanho de imagens, headlines

Benchmarking de competidores

  1. Rever estratégicas sociais e aprender com os resultados encontrados. Analisar desempenho e comparar as campanhas (orgânico e pago)
  2. Aprender a partir de boas práticas em outros mercados. Será que podemos otimizar nossas atividades?

Auditar recursos e capacidade de seu time e comparar com os competidores

  1. O que estão fazendo?
  2. Qual o tamanho e competência do seu time?
  3. Revisar custos e orçamentos
  4. Há necessidade de treinamento?
  5. Qual a política de atividades?

Auditoria de Ferramentas

  1. Ferramentas utilizadas
  2. Automação de atividades
  3. Ferramentas para relatórios e análises
  4. Benchmarking de rivais

Definir objetivos SMART e compartilhamento de relatórios

  1. Alcance: Impressões, seguidores, visitantes do site, CPA e CPC para mídia  paga, modelo de orçamento
  2. Ação: Engajamento social e Leads (incluindo sign-ups)
  3. Conversão: Vendas atribuidas às mídias sociais (último clique, nutrição e influência)

Etapa 2 Crie sua estratégia de mídia social (anúncios orgânicos e pagos)

Priorizar atividades-chave para gerenciar as campanhas de mídias sociais

  1. Definir as estratégias de atenção e reputação
  2. Transformar o posicionamento de marca através de compartilhamento de conteúdo direcionado ao público-alvo
  3. Obter novos clientes e aumentar as conversões para vender pra clientes atuais
  4. Aumentar engajamento, advocacia e vendas para clientes atuais
  5. Entregar a melhor experiência de usuários
  6. Obter insights e aumentar alcance e conversões usando SMO (Otimização de Mídia Social)

Definir plataformas e investimento em mídia paga

  1. Quais as redes? Qual a frequencia de publicação
  2. Como integrar ao Hub de conteúdo
  3. Planejar orçamento de mídia conforme metas (aumentar relevância, aumentar exposição x obtenção de leads, promoção de posts x retargeting)

Estratégias de comunicação - Conteúdo editorial e approaches

  1. Como alcançar público-alvo
  2. Tipo e tom do conteúdo
  3. Degraus de interação e tempo de resposta
  4. Frequencia e timing
  5. Integração com outras ações de marketing

Governança de compartilhamento

  1. Quem faz o que no time? Quem são os Mídia manager e Community Manager?
  2. Quem está envolvido no processo de criação?
  3. Protocolo em casos atípicos de férias, feriados, extensões, doença ou falta de integrantes da equipe?
  4. Relatórios, dashboards e performance.

Política e Worflow

  1. Documentação do processo e responsabilidades
  2. Guia de Trabalho
  3. Gestão de Crise
  4. Propriedade Intelectual e Copyright
  5. Aderência ao propósito da marca

Etapa 3. Configure / atualize sua escuta nas mídias sociais

Plano de escuta e setup

  1. Definir nome e palavras-chave para ouvir e monitorar
  2. Definir como o SMM (Monitoramento de Mídias Sociais) irão se conectar com as campanhas e os relatórios de marketing
  3. Definir KPIs (conversão, volume, shares, polaridade de sentimento)
  4. Workflow para ações de publicações, lançamentos, eventos, cotidiano
  5. Definir e selecionar ferramentas para SMM

Etapa 4 Definir conteúdo e estratégia de engajamento

Definir conteúdo para estratégia de markting

  1. Definir metas e conectar com Metas Google Analytics e métricas da marca
  2. Criar conteúdo para impactar a audiência principal
  3. Criar cases e definir necessidades e prioridades
  4. Definir KPI e monitorar efetivamente resultados

Planejar formato de conteúdo

  1. Atualização via Status
  2. Fotos
  3. Links
  4. Vídeos e Transmissões ao vivo
  5. Eventos
  6. Ofertas
  7. Sorteios e Quizzes

Selecionar tipos de conteúdo

  1. Considerar outros aspectos do conteúdo para publicação: Conteúdo relacionado a pessoas, produtos, perguntas, enquetes, memes, artigos de comunidade, conexão com feriados e datas comemorativas
  2. Use uma variedade de técnicas de envolvimento: Emocional - provocando reverência, raiva, ansiedade; humor; Relacional - Relevante; Controvérsia; Educacional

Implementar calendário de publicação de conteúdo

  1. Comece a publicação de conteúdo. Seguir calendário deixando espaço para incluir conteúdo não programado
  2. Incluir orçamento para promover conteúdo orgânico
  3. Executar checklist diário: (responder mensagens, tweets, comentários, compartilhar, curtir. Conferir se não há conteúdos mais relevantes para publicar, rever campanhas pagas e reajustar se necessário, rever e responder comentários em campanhas

Etapa 5 Definir estratégia de comunicação de mídia social

Definir approach e ações comuns

  1. Identificar atividades entre as redes socias considerando técnicas não-pagas: Links, botões de compartilhamento e cross-media em news, páginas etc (por ex: Você pode ter perdido conteúdo importante se não está nos seguindo no Facebook)
  2. Acompanhar concorrentes e campanhas
  3. Usar hashtags e acompanhar tags influentes

Melhorar anúncios pagos

  1. Publicar os anúncios nas plataformas relevantes
  2. Instale tags de conversão no seu site
  3. Direcione seus anúncios conforme metas definidas
  4. Rever opções de messenger e chat
  5. Criar audiências personalizadas com base na lista de clientes e lookalike
  6. Anúncios para retargeting

Etapa 6 Melhore sua abordagem para as principais redes sociais

Atualizar suas contas nas mídias sociais

  1. Registre usernames, domínios e URLs relacionadas ao seu negócio. Isto serve para todas as redes
  2. Melhore seus textos de SOBRE e links para o site
  3. Melhore suas imagens de Capa, Perfil e Home-page. Utilize as dimensões recomendadas
  4. Considere o uso de bit.ly ou tinyURL para compartilhar links

Aplicar técnicas para aumentar captura de emails

  1. Redirecione seus visitantes usando Audiências Personalizadas
  2. Promova a captura de dados que sejam importantes para seu negócio
  3. Crie conteúdo que traga os usuários para seu site
  4. Use anotações no YouTube para aumentar as assinaturas ou visitas

Etapa 7 Avaliação, rastreamento e otimização

Utilize técnicas para rever ou otimizar seus resultados

  1. Revise regularmente a eficácia usando ferramentas de monitoramento como Facebook e LinkedIn Insights, YouTube Analytics, Google Analytics (use o acompanhamento de campanhas UTM para detalhar partes específicas do conteúdo).
  2. Revise o conteúdo, o horário da postagem, mas também quem são seus assinantes e quando estão online

Recomendações permanentes

  1. Faça alterações com base no que aprendeu
  2. Experimente publicar em diferentes horários do dia, diferentes tamanhos de conteúdo, tipos de conteúdo etc. Aprenda com a resposta.
  3. Considere publicar novamente o conteúdo várias vezes por dia / semana. Muitos especialistas desaprovam isso, mas é um fato simples que muitas pessoas nunca verão seu conteúdo. Isto é especialmente verdade para plataformas sem algoritmo, como Twitter ou Instagram. Repetir com um conteúdo ligeiramente alterado pode aumentar significativamente os resultados. Novamente, teste isso e monitore seus resultados para ver o que funciona melhor para o seu negócio. Todo negócio é diferente.
  4. Pare de usar o conteúdo ruim. Os fãs não gostam conteúdo tosco e alguns algoritmos penalizarão por engajamento insuficiente ou excessivamente promocional
  5. Não coloque todos os seus ovos em uma cesta! A Paisagem evolui continuamente e seria imprudente basear seus negócios em um único canal social. Social é apenas uma parte de uma estratégia de marketing.
  6. Nunca pare de aprender. O uso dessas plataformas evolui com o tempo. Veja o que outras marcas fazem e revise as alterações em nossa planilha de dicas.

Continue a conversa.

Se você está colocando estas dicas em prática e achar que vale uma conversa conosco, estamos às ordens. 😉

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