Como começar sua presença em redes sociais.
Etapa 1 Revise seus recursos de marketing de mídia social e defina metas
Organize suas atividades de redes sociais
- Quais plataformas estão ativas / quais vamos utilizar
- Número de seguidores e qualidade (do cliente e dos concorrentes)
- Qualidade dos posts (equilibrar engajamento e objetivos comerciais), como ter um balanço “vender com entretenimento”
- Como vai funcionar o SAC. Tempo e qualidade de respostas, FAQ.
- Resultados devem ser separados (orgânico e pago, visitas e objetivos, geração de leads e vendas)
- Análise de sentimento, o que sua marca está transmitindo nas redes.
Rever hub de conteúdo incluindo site e landing pages
- Revisar path do visitante promovendo a navegação
- Blog ou notícias no site que melhorem o engajamento
- Blog e página de produtos estão otimizados para a conversão?
- Conteúdo está sendo distribuído nas redes sociais corretamente? (botões, metatags, tamanho de imagens, headlines
Benchmarking de competidores
- Rever estratégicas sociais e aprender com os resultados encontrados. Analisar desempenho e comparar as campanhas (orgânico e pago)
- Aprender a partir de boas práticas em outros mercados. Será que podemos otimizar nossas atividades?
Auditar recursos e capacidade de seu time e comparar com os competidores
- O que estão fazendo?
- Qual o tamanho e competência do seu time?
- Revisar custos e orçamentos
- Há necessidade de treinamento?
- Qual a política de atividades?
Auditoria de Ferramentas
- Ferramentas utilizadas
- Automação de atividades
- Ferramentas para relatórios e análises
- Benchmarking de rivais
Definir objetivos SMART e compartilhamento de relatórios
- Alcance: Impressões, seguidores, visitantes do site, CPA e CPC para mídia paga, modelo de orçamento
- Ação: Engajamento social e Leads (incluindo sign-ups)
- Conversão: Vendas atribuidas às mídias sociais (último clique, nutrição e influência)
Etapa 2 Crie sua estratégia de mídia social (anúncios orgânicos e pagos)
Priorizar atividades-chave para gerenciar as campanhas de mídias sociais
- Definir as estratégias de atenção e reputação
- Transformar o posicionamento de marca através de compartilhamento de conteúdo direcionado ao público-alvo
- Obter novos clientes e aumentar as conversões para vender pra clientes atuais
- Aumentar engajamento, advocacia e vendas para clientes atuais
- Entregar a melhor experiência de usuários
- Obter insights e aumentar alcance e conversões usando SMO (Otimização de Mídia Social)
Definir plataformas e investimento em mídia paga
- Quais as redes? Qual a frequencia de publicação
- Como integrar ao Hub de conteúdo
- Planejar orçamento de mídia conforme metas (aumentar relevância, aumentar exposição x obtenção de leads, promoção de posts x retargeting)
Estratégias de comunicação - Conteúdo editorial e approaches
- Como alcançar público-alvo
- Tipo e tom do conteúdo
- Degraus de interação e tempo de resposta
- Frequencia e timing
- Integração com outras ações de marketing
Governança de compartilhamento
- Quem faz o que no time? Quem são os Mídia manager e Community Manager?
- Quem está envolvido no processo de criação?
- Protocolo em casos atípicos de férias, feriados, extensões, doença ou falta de integrantes da equipe?
- Relatórios, dashboards e performance.
Política e Worflow
- Documentação do processo e responsabilidades
- Guia de Trabalho
- Gestão de Crise
- Propriedade Intelectual e Copyright
- Aderência ao propósito da marca
Etapa 3. Configure / atualize sua escuta nas mídias sociais
Plano de escuta e setup
- Definir nome e palavras-chave para ouvir e monitorar
- Definir como o SMM (Monitoramento de Mídias Sociais) irão se conectar com as campanhas e os relatórios de marketing
- Definir KPIs (conversão, volume, shares, polaridade de sentimento)
- Workflow para ações de publicações, lançamentos, eventos, cotidiano
- Definir e selecionar ferramentas para SMM
Etapa 4 Definir conteúdo e estratégia de engajamento
Definir conteúdo para estratégia de markting
- Definir metas e conectar com Metas Google Analytics e métricas da marca
- Criar conteúdo para impactar a audiência principal
- Criar cases e definir necessidades e prioridades
- Definir KPI e monitorar efetivamente resultados
Planejar formato de conteúdo
- Atualização via Status
- Fotos
- Links
- Vídeos e Transmissões ao vivo
- Eventos
- Ofertas
- Sorteios e Quizzes
Selecionar tipos de conteúdo
- Considerar outros aspectos do conteúdo para publicação: Conteúdo relacionado a pessoas, produtos, perguntas, enquetes, memes, artigos de comunidade, conexão com feriados e datas comemorativas
- Use uma variedade de técnicas de envolvimento: Emocional - provocando reverência, raiva, ansiedade; humor; Relacional - Relevante; Controvérsia; Educacional
Implementar calendário de publicação de conteúdo
- Comece a publicação de conteúdo. Seguir calendário deixando espaço para incluir conteúdo não programado
- Incluir orçamento para promover conteúdo orgânico
- Executar checklist diário: (responder mensagens, tweets, comentários, compartilhar, curtir. Conferir se não há conteúdos mais relevantes para publicar, rever campanhas pagas e reajustar se necessário, rever e responder comentários em campanhas
Etapa 5 Definir estratégia de comunicação de mídia social
Definir approach e ações comuns
- Identificar atividades entre as redes socias considerando técnicas não-pagas: Links, botões de compartilhamento e cross-media em news, páginas etc (por ex: Você pode ter perdido conteúdo importante se não está nos seguindo no Facebook)
- Acompanhar concorrentes e campanhas
- Usar hashtags e acompanhar tags influentes
Melhorar anúncios pagos
- Publicar os anúncios nas plataformas relevantes
- Instale tags de conversão no seu site
- Direcione seus anúncios conforme metas definidas
- Rever opções de messenger e chat
- Criar audiências personalizadas com base na lista de clientes e lookalike
- Anúncios para retargeting
Etapa 6 Melhore sua abordagem para as principais redes sociais
Atualizar suas contas nas mídias sociais
- Registre usernames, domínios e URLs relacionadas ao seu negócio. Isto serve para todas as redes
- Melhore seus textos de SOBRE e links para o site
- Melhore suas imagens de Capa, Perfil e Home-page. Utilize as dimensões recomendadas
- Considere o uso de bit.ly ou tinyURL para compartilhar links
Aplicar técnicas para aumentar captura de emails
- Redirecione seus visitantes usando Audiências Personalizadas
- Promova a captura de dados que sejam importantes para seu negócio
- Crie conteúdo que traga os usuários para seu site
- Use anotações no YouTube para aumentar as assinaturas ou visitas
Etapa 7 Avaliação, rastreamento e otimização
Utilize técnicas para rever ou otimizar seus resultados
- Revise regularmente a eficácia usando ferramentas de monitoramento como Facebook e LinkedIn Insights, YouTube Analytics, Google Analytics (use o acompanhamento de campanhas UTM para detalhar partes específicas do conteúdo).
- Revise o conteúdo, o horário da postagem, mas também quem são seus assinantes e quando estão online
Recomendações permanentes
- Faça alterações com base no que aprendeu
- Experimente publicar em diferentes horários do dia, diferentes tamanhos de conteúdo, tipos de conteúdo etc. Aprenda com a resposta.
- Considere publicar novamente o conteúdo várias vezes por dia / semana. Muitos especialistas desaprovam isso, mas é um fato simples que muitas pessoas nunca verão seu conteúdo. Isto é especialmente verdade para plataformas sem algoritmo, como Twitter ou Instagram. Repetir com um conteúdo ligeiramente alterado pode aumentar significativamente os resultados. Novamente, teste isso e monitore seus resultados para ver o que funciona melhor para o seu negócio. Todo negócio é diferente.
- Pare de usar o conteúdo ruim. Os fãs não gostam conteúdo tosco e alguns algoritmos penalizarão por engajamento insuficiente ou excessivamente promocional
- Não coloque todos os seus ovos em uma cesta! A Paisagem evolui continuamente e seria imprudente basear seus negócios em um único canal social. Social é apenas uma parte de uma estratégia de marketing.
- Nunca pare de aprender. O uso dessas plataformas evolui com o tempo. Veja o que outras marcas fazem e revise as alterações em nossa planilha de dicas.
Continue a conversa.
Se você está colocando estas dicas em prática e achar que vale uma conversa conosco, estamos às ordens. 😉